podemos nos fundamentar nas pesquisas de Freud para entendermos como a motivação é a chave para um bom processo de ensino-aprendizagem. Para Freud nas relações humanas tem que haver transferência,estas podem ser de cunho
negativo ou positivo.Para ele o afeto, neste caso entende-se por afeto todas as emoções que regem as relações humanas, é o que irá mover as relações na escola, se o aluno fizer uma transferencia negativa dificilmente ele se motivará para aquela disciplina.Assim sendo a motivação tem que ser estimulada pelo professor é ele quem ficará resposável por instigar seus alunos, as formas que ele pode fazer isso são inúmeras, mas citarei apenas uma: o respeito pela identidade de cada aluno,um professor que sabe respeitar seus alunos e os vê como seres capazes conseguirá motiva-los,mas aquele que vê o aluno como
ser inferior só conseguirá desmotiva-lo
ainda mais,quando temos pena de alguem a gente nem consegue discutir, ouvir esta pessoa,por que a consideramos ser inferior
e é esta posição que o professor não deve tomar.
A motivação tem que acontecer a todo momento na aula, utilizando de recursoos que o professor sabe que chamará a atenção dos alunos e é neste caso que entra de novo a importância da contextualização nos objetivos e planejamento de aula.