DIDÁTICA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
DIDÁTICA

FÓRUM DESTINADO AOS ALUNOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA FACULDADE INTEGRADA TIRADENTES - FITS/AL. OS ALUNOS NA DISCIPLINA DE DIDÁTICA, DO 3º PERÍODO (MANHÃ E NOITE) PODERÃO DISCUTIR E LEVANTAR QUESTIONAMENTOS A CERCA DAS IMPLICAÇÕES DA PRÁTICA DOCENTE.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

PLANEJAMENTO!

+18
mari
claudio
Gabriela
chin
thiago almeida
dai guerra
Viviane
Nikelly
HERMESSON DOS SANTOS
larissa
Izabel
Gleyce
marcio
flavia
Gui
cydecleia
Thalita
professor
22 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1PLANEJAMENTO! Empty PLANEJAMENTO! Seg maio 04, 2009 2:10 pm

professor

professor
Admin

Comente, DISCUTINDO com seus colegas: albino "Do ponto de vista didático, planejar é prever os conhecimentos a serem trabalhados e organizar as atividades e experiências de ensino e aprendizagem consideradas mais adequadas para a consecução dos objetivos estabelecidos, levando em conta a realidade dos alunos, suas necessidades e interesses".

https://didaticafits.forumeiros.com

2PLANEJAMENTO! Empty Re: PLANEJAMENTO! Dom maio 10, 2009 8:08 pm

Thalita

Thalita

Jamais podemos alcançar um determinado objetivo, se antes não houver planejamento. O planejamento é um meio para se programar as ações docentes, mas também é um momento de pesquisa e reflexão intimamente ligado a avaliação. O planejamento vai dizer o que o professor fará na sala de aula, para conduzir os alunos a alcançar os objetivos educacionais propostos.

"Planejar é estudar, é assumir uma atitude séria e curiosa diante de um problema. Diante de um problema eu procuro refletir para decidir quais as melhores alternativas de ação possíveis para alcançar determinados objetivos a partir de certa realidade." (PILETTI, Claudino. Didática Geral. 2007. Pag. 61).
lol!

3PLANEJAMENTO! Empty Re:Planejamento Ter maio 12, 2009 11:24 am

cydecleia



Concordo com o que foi dito penso que o planejamento é um processo que exige organização,previsão,decisão e outros aspectos na pretenção de garantir a eficiência e eficácia de uma ação.Do ponto de vista educacional, o planejamento é um ato político-pedagógico porque revela intenções, expõe o que se deseja realizar e o que se pretende atingir.O planejamento do ensino significa, sobretudo,pensar a ação docente refletindo sobre os objetivos,os conteúdos,os procedimentos metodológicos,a avaliação do aluno e do professor.

4PLANEJAMENTO! Empty Planejamento Ter maio 12, 2009 1:53 pm

Gui

Gui

Concordo com o que foi falado anteriormente. E penso que o planejamento vem aliado ao objetivo, pois é preciso ter um objetivo para se traçar um planejamento. E o planejamento é muito importante pois mostra como será o caminho traçado até o objetivo e todos os pontos que devem ser seguidos. study

5PLANEJAMENTO! Empty Re: PLANEJAMENTO! Ter maio 12, 2009 6:09 pm

flavia

flavia

como disse no tópico sobre objetivo, a realidade do aluno tem que ser levada em conta, dessa forma o professor deve palnejar sua aula conforme as necessidades dos alunos. O planejamento não é só colocar no papel tudo o que ele acha de mais interessante, mas o planejamento tem que ser desenvolvido atraves de observações sobre os alunos,pesquisas a respeito da educação
só assim o professor saberá como planejar uma aula.Planejamento leva tempo e dedicação do professor e além de preparar o que ele pretendo fazer, o educador tem que ter o plano B, caso não saia como ele pensou,por isso em um planejamento tudo tem que ser levado em conta desde as necessidades dos alunos, a forma de passar os conteudos até mesmo caso falte energia, ou qualquer outra coisa que possa atrapalhar a aula e para isso é necessário planejar bem antes da aula determinada.

6PLANEJAMENTO! Empty Planejamento Ter maio 12, 2009 8:26 pm

marcio



Caros colegas, recentemente sentimos na pele o que a falta de planejamento de um professor faz. Por outro lado foi bom, pois isso me fez pensar que jamais deixarei que isso aconteça comigo e com os meus alunos no dia em que estarei lecionando. O planejamento é essencial para a condução de uma boa aula. Concordo quando um de meus colegas citou que o professor tem que ter um plano B, pois estando ele preparado para eventuais contratempos, nínguem sairá prejudicado. [url][/url]

7PLANEJAMENTO! Empty PLANEJAMENTO Ter maio 12, 2009 9:03 pm

Gleyce



É verdade planejar não é apenas colocar no papel o que se pretende realizar, vai mais além, planejar é articular minuciosamente um plano, ciente que ele pode realizar-se ou não; articular uma nova estrategia(plano B) é fundamental, quando se traça um plano deve-se leva em conta a flexibilidade, as condições reais e os imprevistos.

8PLANEJAMENTO! Empty Re: PLANEJAMENTO! Qua maio 13, 2009 12:09 pm

Izabel



De acordo com as opiniões acima e concordando com os demais, o planejamento é sem dúvida um instrumento básico para que todo processo educativo desenvolva sua ação. Somente com a elaboração do planejamento se pode estabelecer o que se deve realizar para que as finalidades possam ser atingidas e também o processo educativo se tornará mais eficiente. Sem o planejamento não é possível estipular metas, e sem metas, os objetivos da educação não são alcançados.

9PLANEJAMENTO! Empty Re: PLANEJAMENTO! Qua maio 13, 2009 1:24 pm

larissa



No nosso dia-a-dia passamos por diversas situações que necessitam de planejamentos e na sala de aula não é diferente.
O planejamento é o passo fundamental para uma boa aula, deve ser realizado com cuidado e a partir de pesquisas e como foi mencionado à cima: as necessidades dos alunos devem ser colocadas em questão, para sua melhor aprendizagem. Com um planejamento bem elaborado, o professor estará sempre preparado para qualquer situação, até mesmo os imprevistos!!
flower [b]

10PLANEJAMENTO! Empty PLANEJAMENTO Qui maio 14, 2009 4:03 pm

HERMESSON DOS SANTOS



EU concordo com todas as opiniões anteriores, Antes de realizar qualquer coisa é necessário obter o planejamento para que o assunto seja elaborado minuciosamente antes de ser realizado, para que não possa haver nenhuma lacuna, para que se atinga o objetivo, é preciso, é necessário planejar antes de realizar.

11PLANEJAMENTO! Empty Re: PLANEJAMENTO! Qui maio 14, 2009 4:35 pm

Nikelly

Nikelly

De acordo com os comentários... o sucesso no planejamento já citado em sala é quando se ver os objetivos alcançados. Um bom planejamento precisa ter objetivos claros para obtermos os resultados que almejamos, onde seriam: alunos participativos, avaliações com boas notas, a nossa organização e a satisfação de etapas concluídas. Embarassed

12PLANEJAMENTO! Empty Re: PLANEJAMENTO! Qui maio 14, 2009 7:10 pm

Viviane



como ja foi citado acima e em sala de aula, planejar é garantir o sucesso de uma ação esperada, diante do ponto de vista da educação, o planejamento será necessário para que o professor possa desenvolver suas atividades e com elas avaliar o aprendizado do aluno. sem um planejamento o professor não tera base para ministrar ou organizar suas atividades, consequentimente,será complicado avaliar o que o aluno aprendeu durante o ano letivo. I love you

13PLANEJAMENTO! Empty Re: PLANEJAMENTO! Seg maio 18, 2009 5:26 am

dai guerra



Para conseguirmos nosso grande objetivo como educadores,que é fazer como que os alunos aprendam, é necessário um bom planejamento. Isto significa apresentar os assuntos de uma forma criativa e estimuladora, organizando-os dentro do tempo estimado da aula, e sempre como já foi citado várias vezes pelos meus colegas, ter em mãos um "palno B", para que a aula mistrada esteja dentro do planejado tendo assim, sucesso garantido. What a Face

14PLANEJAMENTO! Empty Re: PLANEJAMENTO! Ter maio 19, 2009 12:23 pm

thiago almeida



Concordo com todos pois, nos tempos atuais o planejamento
não têm tido grande importância no âmbito educacional
que visa a qualidade no ensino, por meio dele,
os educadores tomariam suas decisões e converteriam
para direções escolhidas,estando prontos para
enfrentarem todos os problemas que surgirem tanto
desejadas quanto as não desejadas. Planejar deveria
ser uma prática freqüente do educador possibilitando
ao professor estar em sintonia com o mundo,
compreendendo as mudanças e estabelecendo novos rumos.

15PLANEJAMENTO! Empty Re: PLANEJAMENTO! Qua maio 20, 2009 9:08 pm

chin



O planejamento é uma estratégia/ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o planejamento se destina. Sendo, portanto, o lado racional da ação. Tratando-se de um processo de deliberação abstrato e explícito que escolhe e organiza ações, antecipando os resultados esperados. Esta deliberação busca alcançar, da melhor forma possível, alguns objetivos pré-definidos.

16PLANEJAMENTO! Empty Re: PLANEJAMENTO! Qui maio 21, 2009 2:16 am

Gabriela

Gabriela

O planejamento precisa ser uma ação conciente e não apenas burocrática. Deve levar em conta a realidade social da clientela escolar e precisa ser flexível, para sofrer as mudanças necessárias.

"O Planejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problematica do contexto social."(Libâneo, 1994)

17PLANEJAMENTO! Empty Re: PLANEJAMENTO! Sáb maio 23, 2009 4:41 pm

claudio

claudio

concordo plenamente com o que foi exposto, pois é preciso se ter uma pratica de planejamento a qual deve-se compor todo processo que o docente no caso queira realizar para que se possa ter uma certa organizão propriamente dita.

18PLANEJAMENTO! Empty Re: PLANEJAMENTO! Dom maio 24, 2009 10:29 pm

mari



Planejar é o ato de analisar condições presentes para determinar formas de atingir um futuro predeterminado. Ou seja, para que alcance um determinado objetivo, é muito importante realizar um planejamento, uma tomada antecipada de decisões. Um processo de decidir o que fazer, e como fazê-lo, antes que se requeira uma ação. Por isso, da grande importâcia do educador planejar suas aulas, facilitando assim o processo de ensino-aprendizagem.

19PLANEJAMENTO! Empty Re: PLANEJAMENTO! Ter maio 26, 2009 4:46 pm

Kledson Lopes



Concordo com o Marcio quanto a seu comentario, e sua aplicação a vida profissional não será a mim diferente, a falta de palnejamento em um campo como a educação não deveria existir, pois ela só compromete o desempenho e formação do aluno, é a falta de planejamento que faz uma aula chata, monótona e sem fins de conhecimento ou articulação para com o aluno, uma vez que se sabe que uma boa aula discurssiva, como recursos audio-visual traz ao aluno uma melhor reformulação do conhecimento. Então a meios ao comentario é essencial enfatizar que o planejamento de ensino implica especialmente em uma ação refletida.Onde o professor deve esta elaborando sempre uma reflexão permanente de sua pratica educativa.

20PLANEJAMENTO! Empty Re: PLANEJAMENTO! Qua maio 27, 2009 7:07 am

Marcela



O planejamento é a parte mais importante na hora de elaborar uma aula,esta tem como características básicas, evitar a improvisação, prever o futuro, criar caminhos que possam nortear a execução da aula. É claro que podem ocorrer problemas que mudem todo o curso de aula planejada, mas o educador tem que está pronto pra essas situações.Sem um planejamento prévio fica muito mais difícil alcançar os objetivos estabelecidos.

21PLANEJAMENTO! Empty Re: PLANEJAMENTO! Sáb Jun 13, 2009 9:53 pm

Karla Gama

Karla Gama

Planejar, é uma forma de avaliar os caminho que vamos seguir. Sem planejamento provavelmente você foge a rota principal, o que torna mais difícil de alcançar os objetivos.

22PLANEJAMENTO! Empty PLANEJAMENTO Qua Jun 17, 2009 9:58 pm

PH



Planejamento precisa ter compromisso com a transformação social, pensar sobre o que pretende, do ponto de vista político e pedagógico.

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos